No dia 26 de setembro, a Câmara Municipal de Araras será sede do evento “Rota da Cana”, a partir das 9 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O projeto de lei que institui o evento está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Promovido pela primeira vez, o evento tem o objetivo de incentivar o turismo rural, cultural, gastronômico e histórico nos municípios com tradição produtiva e cultural ligada à cana-de-açúcar.
De acordo com o projeto, a “Rota da Cana” tem como ponto de partida o município de Iracemápolis e também inclui Rio Claro, Piracicaba, Cordeirópolis, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste, podendo ser integrada por outros municípios da região com relevância histórica, agrícola e cultural na cadeira produtiva da cana-de-açúcar que manifestarem interesse à Secretaria de Turismo do Estado.
A rota também tem como objetivos:
- Valorização de bens culturais imateriais, como festas populares, saberes tradicionais e gastronomia relacionada à cana, como a produção de caldo de cana, rapadura, melado e cachaça artesanal.
- Incentivo à preservação do patrimônio histórico e da memória social ligada ao ciclo da cana-de-açúcar e às figuras históricas da região, como o educador Cesarino Borba.
- Promoção do turismo rural e da base comunitária, com foco nos pequenos e médios produtores, cooperativas, agroindústrias familiares e iniciativas sustentáveis.
- Fortalecimento de parcerias com instituições de ensino, cultura, comércio, agricultura e turismo para qualificação da cadeia produtiva e geração de emprego e renda.
- Estímulo à produção e circulação de materiais educativos e promocionais, incluindo a edição de livros, guias turísticos e exposições.
A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.
Comentários: